Interarte 2012. Audição dos alunos do CMMJ

12 de dezembro, 19h30, Teatro Municipal de P. Pte - Procópio Ferreira

Cursinho para Educação Musical. (Teoria, Harmonia e Instrumento)
Maiores informações: 18 3222.1577

Quem somos

Em 1956, licenciada em Música pela Escola Superior de Música da Universidade de São Paulo – USP, a jovem professora Maria Apparecida Memari, retornou a Presidente Prudente onde residia com seus pais. Um cômodo da própria residência foi adaptado para sala de aula e ali D. Cida e sua irmã Hebe passaram a ensinar piano e acordeon.

Maria Apparecida Memari com o passar do tempo e o continuo crescimento do número de alunos, então já casada com o Professor José Bottosso, o casal adquiriu e adaptou especificamente para o ensino de Música e Dança, o prédio da Rua Ribeiro de Barros, 1556, que passou a receber, mais confortavelmente, respeitável número de crianças e jovens de Presidente Prudente e região, ávidos pelo aprendizado de música e dança.

Novos Instrumentos passaram a ser ensinados na Escola.

Pensou-se então na transformação do curso livre em um Conservatório Musical que pudesse conferir diplomas reconhecidos pelo Governo, aos concluintes dos cursos.

Preparou-se toda a documentação exigida pelo Estado que, em pouco tempo, expediu um Ato através da Secretaria de Estado dos Negócios do Governo, de São Paulo, concedendo o reconhecimento oficial ao Conservatório Musical “Maestro Julião”, de Presidente Prudente. Esse Ato, de 02/Jul/1958, foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia seguinte, 03/Jul/1958.

A partir daí, o Conservatório, com novos e variados cursos, passou a ter ensino regular de música e a receber visitas constantes de Inspetores do Serviço de Fiscalização Artística de São Paulo.

O nome “Maestro Julião” foi dado ao Conservatório por D. Cida, para homenagear um de seus mais competentes professores, o exigente Maestro João Baptista Julião, de saudosa memória.

Daí para frente o Conservatório só fez crescer. Alunos dos primeiros anos da existência da Escola, hoje, muitas vezes, são os acompanhantes de filhos ou mesmo netos que também se matriculam para o cultivo das artes música e dança.

Hoje, além de cursos livres para todos os instrumentos musicais e dança, o Conservatório disponibiliza aos alunos acima de 14 anos de idade, cursos de Habilitação Profissional Técnica de Música e Dança, com duração de 1 ou 2 anos. Terminando o curso os alunos recebem Diploma de Técnico que lhes dá direito ao exercício da profissão em todo território nacional.

A fiscalização da Escola nos dias atuais está a cargo da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente, órgão subordinado à Secretaria de Estado da Educação.

Notícias
EUA pediram ajuda à China em ciberataques da Coreia do Norte
EUA pediram ajuda à China em ciberataques da Coreia do Norte
Funcionário do governo americano confirmou informação, diz agência. Ataque cibernético contra a Sony Pictures gerou incidente diplomático.

Perfis do filme
Perfis do filme 'A entrevista' no Twitter e Facebook são desativados
Comédia foi cancelada após ameaças de hackers que atacaram a Sony. Em comunicado, Sony diz que empresa decidiu remover materiais do filme.

'Chegamos ao objetivo', diz Lucas Lucco ao liderar YouTube com 'Mozão'
Clipe está no topo do ranking entre nacionais e internacionais em 2014. Cantor mineiro afirma que música abriu portas para se tornar conhecido.

Madonna antecipa 6 músicas de seu novo álbum
Madonna antecipa 6 músicas de seu novo álbum 'Rebel Heart'
Faixas estão disponíveis para pré-venda e em serviços de streaming. Álbum completo será revelado na primeira semana de março.

Coreia do Norte pede investigação conjunta sobre ataque contra a Sony
Coreia do Norte pede investigação conjunta sobre ataque contra a Sony
País é acusado pelos EUA de participar de invasão hacker à empresa. Em comunicado, norte-coreanos falam em "afirmações difamatórias".