Interarte 2012. Audição dos alunos do CMMJ

12 de dezembro, 19h30, Teatro Municipal de P. Pte - Procópio Ferreira

Cursinho para Educação Musical. (Teoria, Harmonia e Instrumento)
Maiores informações: 18 3222.1577

Quem somos

Em 1956, licenciada em Música pela Escola Superior de Música da Universidade de São Paulo – USP, a jovem professora Maria Apparecida Memari, retornou a Presidente Prudente onde residia com seus pais. Um cômodo da própria residência foi adaptado para sala de aula e ali D. Cida e sua irmã Hebe passaram a ensinar piano e acordeon.

Maria Apparecida Memari com o passar do tempo e o continuo crescimento do número de alunos, então já casada com o Professor José Bottosso, o casal adquiriu e adaptou especificamente para o ensino de Música e Dança, o prédio da Rua Ribeiro de Barros, 1556, que passou a receber, mais confortavelmente, respeitável número de crianças e jovens de Presidente Prudente e região, ávidos pelo aprendizado de música e dança.

Novos Instrumentos passaram a ser ensinados na Escola.

Pensou-se então na transformação do curso livre em um Conservatório Musical que pudesse conferir diplomas reconhecidos pelo Governo, aos concluintes dos cursos.

Preparou-se toda a documentação exigida pelo Estado que, em pouco tempo, expediu um Ato através da Secretaria de Estado dos Negócios do Governo, de São Paulo, concedendo o reconhecimento oficial ao Conservatório Musical “Maestro Julião”, de Presidente Prudente. Esse Ato, de 02/Jul/1958, foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia seguinte, 03/Jul/1958.

A partir daí, o Conservatório, com novos e variados cursos, passou a ter ensino regular de música e a receber visitas constantes de Inspetores do Serviço de Fiscalização Artística de São Paulo.

O nome “Maestro Julião” foi dado ao Conservatório por D. Cida, para homenagear um de seus mais competentes professores, o exigente Maestro João Baptista Julião, de saudosa memória.

Daí para frente o Conservatório só fez crescer. Alunos dos primeiros anos da existência da Escola, hoje, muitas vezes, são os acompanhantes de filhos ou mesmo netos que também se matriculam para o cultivo das artes música e dança.

Hoje, além de cursos livres para todos os instrumentos musicais e dança, o Conservatório disponibiliza aos alunos acima de 14 anos de idade, cursos de Habilitação Profissional Técnica de Música e Dança, com duração de 1 ou 2 anos. Terminando o curso os alunos recebem Diploma de Técnico que lhes dá direito ao exercício da profissão em todo território nacional.

A fiscalização da Escola nos dias atuais está a cargo da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente, órgão subordinado à Secretaria de Estado da Educação.

Notícias
Festival do Rio anuncia filmes que concorrem ao Troféu Redentor
Festival do Rio anuncia filmes que concorrem ao Troféu Redentor
Quarenta e um longas e 29 curtas-metragens competem na Première Brasil. Evento de cinema acontece entre os dias 24 de setembro e 8 de outubro.

Viggo Mortensen quer comemorar com o Papa vitórias do San Lorenzo
Viggo Mortensen quer comemorar com o Papa vitórias do San Lorenzo
'Gostaria de convidá-lo a assistir uma possível partida no Marrocos', disse. Ator divulga filme 'Loin des hommes' no Festival de Veneza, nesta terça.

Justin Bieber é detido no Canadá após acidente e agressão, diz site
Justin Bieber é detido no Canadá após acidente e agressão, diz site
Segundo TMZ, cantor se envolveu em colisão entre quadriciclo e minivan. Batida ocorreu na sexta; ele foi liberado e se apresentará ainda neste mês.

Benicio del Toro será homenageado no Festival de San Sebastián
Benicio del Toro será homenageado no Festival de San Sebastián
Evento na Espanha vai entregar prêmio honorário ao ator de 'Traffic'. Na mostra, ele apresentará filme em que vive o traficante Pablo Escobar.

Cantora Carrie Underwood está grávida de primeiro filho
Cantora Carrie Underwood está grávida de primeiro filho
Ela e o marido, o jogador de hóquei Mike Fischer, anunciaram nesta terça. Arista ficou conhecida ao ganhar o reality show 'American Idol'.