Interarte 2012. Audição dos alunos do CMMJ

12 de dezembro, 19h30, Teatro Municipal de P. Pte - Procópio Ferreira

Cursinho para Educação Musical. (Teoria, Harmonia e Instrumento)
Maiores informações: 18 3222.1577

Quem somos

Em 1956, licenciada em Música pela Escola Superior de Música da Universidade de São Paulo – USP, a jovem professora Maria Apparecida Memari, retornou a Presidente Prudente onde residia com seus pais. Um cômodo da própria residência foi adaptado para sala de aula e ali D. Cida e sua irmã Hebe passaram a ensinar piano e acordeon.

Maria Apparecida Memari com o passar do tempo e o continuo crescimento do número de alunos, então já casada com o Professor José Bottosso, o casal adquiriu e adaptou especificamente para o ensino de Música e Dança, o prédio da Rua Ribeiro de Barros, 1556, que passou a receber, mais confortavelmente, respeitável número de crianças e jovens de Presidente Prudente e região, ávidos pelo aprendizado de música e dança.

Novos Instrumentos passaram a ser ensinados na Escola.

Pensou-se então na transformação do curso livre em um Conservatório Musical que pudesse conferir diplomas reconhecidos pelo Governo, aos concluintes dos cursos.

Preparou-se toda a documentação exigida pelo Estado que, em pouco tempo, expediu um Ato através da Secretaria de Estado dos Negócios do Governo, de São Paulo, concedendo o reconhecimento oficial ao Conservatório Musical “Maestro Julião”, de Presidente Prudente. Esse Ato, de 02/Jul/1958, foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia seguinte, 03/Jul/1958.

A partir daí, o Conservatório, com novos e variados cursos, passou a ter ensino regular de música e a receber visitas constantes de Inspetores do Serviço de Fiscalização Artística de São Paulo.

O nome “Maestro Julião” foi dado ao Conservatório por D. Cida, para homenagear um de seus mais competentes professores, o exigente Maestro João Baptista Julião, de saudosa memória.

Daí para frente o Conservatório só fez crescer. Alunos dos primeiros anos da existência da Escola, hoje, muitas vezes, são os acompanhantes de filhos ou mesmo netos que também se matriculam para o cultivo das artes música e dança.

Hoje, além de cursos livres para todos os instrumentos musicais e dança, o Conservatório disponibiliza aos alunos acima de 14 anos de idade, cursos de Habilitação Profissional Técnica de Música e Dança, com duração de 1 ou 2 anos. Terminando o curso os alunos recebem Diploma de Técnico que lhes dá direito ao exercício da profissão em todo território nacional.

A fiscalização da Escola nos dias atuais está a cargo da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente, órgão subordinado à Secretaria de Estado da Educação.

Notícias
Aniversário de Roberto Carlos no Rio tem sósia e fãs na porta do prédio
Aniversário de Roberto Carlos no Rio tem sósia e fãs na porta do prédio
Cantor completa 73 anos neste sábado; fãs lotaram portaria de seu prédio. Rei desceu de apartamento, recebeu presentes e até bolo de aniversário.


Colômbia prepara homenagens a Gabriel García Márquez
Colômbia prepara homenagens a Gabriel García Márquez
Sepultamento simbólico do ganhador do Nobel acontece na segunda-feira. Autor de 'Cem anos de solidão' morreu na quinta aos 87 anos.

Com doença incurável, fã de Luan Santana faz carta
Com doença incurável, fã de Luan Santana faz carta 'do tamanho da rua'
Samara, de 12 anos, escreveu uma carta com mais de 50 metros. Mãe da garota também era fã do cantor Zezé Di Camargo.

Gwen Stefani é cotada para substituir Christina Aguilera em
Gwen Stefani é cotada para substituir Christina Aguilera em 'The Voice'
Líder do No Doubt deve entrar no lugar de cantora que está grávida. Time de jurados do reality também vai ter Pharrell no lugar de Cee Lo.